Clisan

(11) 5668-8768

(11) 5667-4873

ORTODONTIA EM PACIENTE ADULTO

Pacientes adultos que possuem desarmonia dos dentes e dos óssos faciais levando a uma alteração muscular devem ser submetidos ao tratamento ortodôntico, independentemente da idade. As alterações dentárias e ósseas quando não tratadas podem acarretar modificações nas  estruturas dentárias, articulação (ATM) e até mesmo chegar a perda de dentes. Desta forma devemos sempre corrigir qualquer alteração bucal, evitando um dano maior no futuro.

É bom lembrar, que o tratamento no adulto é mais limitado quando comparado ao jovem, isto porque no adulto não temos mais o desenvolvimento ósseo e muscular como ocorre em um paciente jovem. Já em crianças que não tem seus dentes erupcionados, podemos abrir espaço e mesmo direcioná-los para o local correto, o que permite uma melhor estabilidade no tratamento.

No adulto, as correções ósseas geralmente são feitas   através de cirurgias denominadas Cirurgias Ortognatas.

Quanto maior a idade do paciente, maiores são os cuidados a serem  tomados, isso porque na fase adulta a regeneração ocorre de uma forma mais lenta.

Os tratamentos ortodônticos realizados nesta fase da vida, são geralmente feitos com aparelho fixo, sendo este tipo de aparelho indicado para movimentação dos dentes dentro da estrutura óssea, enquanto os aparelhos removíveis são mais indicados para direcionamento do crescimento ósseo, mais usados em  crianças.

Os parelhos fixos mais comuns são os  metálicos, porém hoje em dia, utiliza-se  cada vez mais os  cerâmicos, sendo estes mais discretos. Um aspecto a se considerar quando optar em usar um aparelho cerâmico,  é que o mesmo promove  um maior atrito entre o fio e os braquetes.  Atualmente, existem  os braquetes autoligáveis,  sendo uma técnica mais moderna que proporciona  uma maior agilidade ao tratamento. 

 

Dr. Sandro Campos de Souza.