Clisan

(11) 5668-8768

(11) 5667-4873

EXTRAÇÃO DE SISO

A primeira dentição nos humanos ocorre entre os 2 anos e permanece por volta dos 8 anos. Após a queda dos chamados “dentes de leite” os dentes definitivos começam a nascer, com exceção dos terceiros molares, ou chamados comumente de “dentes do siso” que só vão aparecer por volta dos 17-20 anos.

O aparecimento dos dentes do siso causa normalmente um problema na arcada, pois todos os dentes já nasceram e é comum não ter espaço para o nascimento tardio deles. E sem espaço, os dentes do Siso vão empurrando os já existentes e causam muitas dores e desconforto. Se os dentes estiverem em posição correta, uma incisão na gengiva fará com que o aparecimento do dente do siso seja mais fácil. Mas há casos em que eles estão em posição incorreta, então é preciso extraí-los para evitar que causem mais sofrimento ao paciente.

Hoje em dia os alimentos são mais processados e, portanto, mais macios, tirando um pouco a funcionalidade do dente do Siso, que é de trituração. Por isso, muitos dentistas optam por retirá-los e evitar que ao nascerem, altere a estrutura da arcada e cause mais dor.

Cirurgias: dente do siso

Entre dezoito e vinte um anos, geralmente, o dente do siso começa a nascer, provocando desconfortos e até mesmo dores durante o rompimento. Os terceiros molares, conhecido popularmente como "dentes dojuízo" podem causar diversos problemas na arcada dentária, sendo recomendada muitas vezes a extração dos mesmos.

A cirurgia para extrair os sisos deve ser feita após uma avaliação completa do cirurgião-dentista, que irá verificar no raio-x o posicionamento e grau de erupção dos dentes. É necessário ressaltar que os sisos que nascem saudáveis e não provocam problemas, não exigem extração como muitas pessoas pensam.

Há quantos dentes do siso?

Os dentes do siso são quatro no total, dois superiores e dois inferiores, localizados à direita e à esquerda da parte posterior da arcada dentária. Algumas pessoas não possuem nenhum dos terceiros molares ou possuem menos do que quatro.

Extrair ou manter?

Apenas um profissional em odontologia poderá dizer se é realmente necessário fazer a extração dos terceiros molares. A maioria dos dentistas concorda que não há justificativa para extrair dentes do siso saudáveis, que não provocam dor ou problemas na arcada dentária do paciente. Portanto, nem sempre é necessário se submeter a cirurgia de extração.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia para extração dos terceiros molares é feita sob anestesia local, evitando qualquer tipo de dor ou desconforto. Se necessário, o dentista poderá ministrar um sedativo para controlar ansiedade ou nervosismo, deixando o paciente mais tranquilo para o procedimento que dura entre uma e duas horas. A cirurgia é de baixíssimo risco e pode ser feita sem a necessidade de internação.

Cuidados pós operatórios

Após a cirurgia de extração, é necessário manter alguns cuidados como: ter uma alimentação líquida ou pastosa durantes os três primeiros dias, evitar alimentos muito quentes, escovar os dentes da maneira mais suave possível, não ingerir bebidas alcoólicas e utilizar a medicação prescrita pelo dentista.