Clisan

(11) 5668-8768

(11) 5667-4873

IMPLANTES DENTÁRIOS

Implantes são parafusos em titânio puro fixados nos ossos maxilares e mandibulares, servindo de sustentação para próteses dentárias de um ou mais dentes. São utilizados para substituir a perda ou impossibilidade de utilização de um dente. Todas as pessoas podem receber o implante, porém existem fatores que podem afetar o sucesso do mesmo, por exemplo, fumo, diabetes e tratamentos com quimioterapia e radioterapia.

Para a colocação do implante, o paciente deve ser avaliado por um implantodontista, que analisa a qualidade e quantidade óssea na região. Na insuficiência de osso, pode haver necessidade de enxertos ósseos.

Antes do processo cirúrgico, deve-se eliminar aspectos infecciosos pré-existente na cavidade oral, como tratamento periodontal, extração de dentes com infecção, tratamento endodôntico (canal).

A colocação de implante é considerada um procedimento cirúrgico simples, podendo ocorrer um leve inchaço nos primeiros dias. Já as cirurgias envolvendo enxertos ósseos são procedimentos mais complexos, podendo provocar um trauma maior quando comparado a colocação do implante.

O período médio para ocorrer a osseointegração (cicatrização) é em média de 4 a 6 meses. Nos casos de enxerto, esse período pode levar em média 8 meses.

O índice de sucesso dos implantes é alto, chegando em média de 93 porcento. Vários estudos comprovam a eficácia dos implantes após muitos anos sob mastigação, porém existe uma pequena possibilidade de perda, normalmente ocorre após o período de pós-implantação. Nesse caso, podem ser removidos facilmente, colocando-se um novo implante no local.

A prótese sobre o implante é colocada após cerca de  4 a 6 meses do procedimento, em alguns casos pode  ser colocada de forma imediata. 


                                                                                                                                   Dr. Sandro Campos de Souza.