Clisan

(11) 5668-8768

(11) 5667-4873

EXTRAÇÃO SIMPLES

Alguns fatores podem exigir que o dente seja extraído, como por exemplo, uma cárie muito extensa e profunda que tenha atingido a polpa do dente, comprometendo toda sua estrutura. Outros casos em que é preciso extrair: infecção que tenha atingido grande parte da base óssea e adjacências; falta de espaço para o nascimento de novos dentes, como os do siso; dentes que tenham nascido, mas estejam parcialmente para fora, pois podem ser fontes de acúmulo de bactérias que podem causar danos mais graves.

Em qualquer uma das situações e importante consultar um profissional para receber a orientação adequada que irá optar pelo melhor tratamento. Inicialmente ele pode solicitar uma radiografia para verificar as raízes dos dentes para determinar sua posição e assim fazer o melhor procedimento. Caso os dentes estejam comprometidos e a extração não é realizada, podem causar riscos à saúde, como a formação de cistos, tumores, causar infecções e doenças sistêmicas.

 

Cirurgias: extração simples

A ocorrência de problemas bucais que levam inevitavelmente à extração de um ou mais dentes é algo mais comum do que muitas pessoas pensam. As cirurgias de extrações ocorrem quase todos os dias nos consultórios odontológicos, devido a problemas como cáries ou infecções.

A cirurgia de extração de dentes é feita sob anestesia local, sendo possível que alguns pacientes necessitem de sedativos para sanar a ansiedade ou nervosismo. No geral, trata-se de um procedimento extremamente simples, sem grandes riscos ou complicações.

Confira a seguir, algumas informações importantes sobre cirurgias de extração simples:

Quando é preciso extrair um dente?

A extração é indicada em casos em que as cáries atingirem profundamente o dente ou até existência de alguma bactéria, após tentativas frustradas de outros tratamentos como a endodontia (canal). O procedimento também pode ser feito em casos em que a arcada dentária não possui espaço suficiente para acomodar um ou mais dentes.

Como é feita a extração?

Primeiramente, o dentista irá fazer uma avaliação completa da saúde bucal, averiguando se realmente será necessário realizar uma cirurgia de extração. Se sim, o profissional irá aplicar a anestesia local e, em seguida, irá utilizar um instrumento para provocar o deslocamento e posteriormente a extração do dente. Ao final, o dentista irá fechar o local com alguns pontos cirúrgicos.

Cuidados pós operatório

Após a cirurgia de extração simples, o dentista irá recomendar uma série de cuidados para evitar complicações e dores desnecessárias. Aconselha-se seguir uma dieta à base de líquidos e alimentos pastosos nos três primeiros dias, além de evitar alimentos muito quentes. A escovação deve ser feita de forma sutil, para não causar traumas no tecido que está sendo cicatrizado.

 

Como evitar a perda de um dente?

Para evitar a perda de um ou mais dentes, é necessário seguir uma rotina de higienização que inclui fio dental, escovação completa e uso de enxaguante com ação contra placa bacteriana. Além disso, aconselha-se a visita periódica ao dentista para verificar e tratar qualquer problema com a máxima antecedência.