Clisan

(11) 5668-8768

(11) 5667-4873

COMO PREVINIR AS CÁRIES

        A cárie é uma doença infecciosa e transmissível. Por se tratar de uma doença multifatorial, para ela se desenvolver precisa existir presença de placa bacteriana cariogencia, dieta inadequada com uma deficiência na higiene bucal. Com um aumento da acidez do ph bucal provocada pelos derivados de açúcar, irá ocorrer uma descalcificação no esmalte, com o surgimento da cárie.

            A placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes, trata-se de uma camada fina, quase que transparente, contendo bactérias cariogênicas  capazes de provocar a cárie.

            Os dentes quando estão em processo de erupção, não apresentam uma calcificação completa, se tornando mais suscetíveis  a esse tipo de doença devido à presença da  placa bacteriana, e por não terem uma resistência consolidada. Pacientes que possuem alguma debilitação motora ou neurológica devem ter ajuda no processo de higienização, pois a remoção da placa bacteriana é fundamental pra evitarmos a formação das cáries.

            Os alimentos exercem um papel fundamental na formação das cáries,  os que apresentam açúcar em sua composição, como as balas, chocolates, chicletes e refrigerantes devem ser evitados, podendo ser consumidos juntos as refeições com uma perfeita higienização logo em seguida. O açúcar pode ser encontrado em alguns medicamentos líquidos, e desta forma devemos manter uma perfeita escovação após a utilização. A frequência que se ingere alimentos derivados do açúcar e de muita relevância, visto que aumenta de forma continua a acidez na flora bucal, permitindo uma maior proliferação bacteriana. Em contra partida, temos alimentos que são considerados muito saudáveis à saúde bucal, como o queijo e o leite, que por apresentar concentração de cálcio e fosfato ajudam a fortalecer os dentes.

            Devemos tomar cuidado com o açúcar mascavo e o mel, pois também possuem propriedades que favorecem ao aumento da acidez bucal, portanto deve ser evitado passar em chupetas ou consumidos de forma frequente.

            Ao promovermos a higienização, devemos observar sinais como retenção de fio dental e manchas escurecidas nos dentes, que podem ser sinais de presença de cárie.

            Para evitarmos as cáries, devemos  ingerir menos quantidade de  alimentos açucarados e caso isso não seja possível, devemos higienizar os dentes o mais rápido possível após sua ingestão. A higienização deve ser feita como uma ótima escovação, passar fio dental, utilizar creme dental de preferência com flúor e utilização de antissépticos. A higienização deve ser feita após todas as refeições e antes de dormir. Deve-se procurar seu dentista para uma melhor avaliação e promover tratamento preventivo para evitar a formação de cáries.

 

            Dr. Sandro Campos de Souza.